INFORMAÇÃO - Bem-estar: a busca pelo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal!

INFORMAÇÃO - Bem-estar: a busca pelo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal!

  19 de dezembro de 2023            Jornal Contábil

Vivemos em um mundo empresarial que muitas vezes a corrida frenética é frenética. No entanto, uma mudança de paradigma está ocorrendo, e empresas visionárias estão priorizando algo que há muito tempo merece destaque, mas que frequentemente é negligenciado: o bem-estar mental e emocional de seus colaboradores.

Mas o que exatamente significa bem-estar mental e emocional no local de trabalho? Em poucas palavras, trata-se de criar um ambiente onde os colaboradores se sintam emocionalmente equilibrados e capazes de lidar com as pressões do trabalho de maneira saudável.

Não se trata de não enfrentar desafios emocionais, mas sim de fornecer as ferramentas e o suporte necessários para superá-los construtivamente, segundo Madalena Feliciano.

O grande segredo é: priorizar o bem-estar mental e emocional, todos saem ganhando. 

Alguns dos principais benefício são:

Aumento da produtividade: Colaboradores com boa saúde mental são mais produtivos. Eles conseguem se concentrar melhor, são mais motivados e têm menos distrações emocionais.

Redução da rotatividade:

Empresas que investem no bem-estar de seus colaboradores geralmente têm taxas de rotatividade mais baixas. Os funcionários se sentem valorizados e são menos propensos a buscar oportunidades em outro lugar.

Criação de um ambiente positivo:

Colaboradores felizes e emocionalmente saudáveis contribuem para um ambiente de trabalho mais positivo. Isso pode melhorar as relações interpessoais, elevar o moral da equipe e enriquecer a cultura corporativa.

Resistência ao estresse:

Colaboradores equilibrados emocionalmente tendem a ser mais resistentes ao estresse. Eles lidam melhor com desafios e têm menos probabilidade de sofrer de esgotamento profissional, o tão famoso “burnout”.

Agora, a pergunta é: como podemos construir um ambiente de trabalho que priorize o bem-estar mental e emocional? Aqui estão algumas dicas:

Conscientização:

Comece reconhecendo a importância do bem-estar mental. Isso deve começar nos níveis mais altos da empresa e se espalhar por toda a organização.

Recursos de apoio:

Disponibilize programas de apoio psicológico, como aconselhamento ou terapia, para colaboradores que precisem. Incentive também programas de meditação, atividades físicas e reeducação alimentar.

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal:

Evite jornadas de trabalho excessivas e encoraje o uso de férias e tempo livre. Mostre apoio à necessidade de equilíbrio.

Ambiente inclusivo:

Fomente uma cultura onde os colaboradores se sintam valorizados e respeitados. A diversidade e a inclusão são componentes essenciais do bem-estar emocional.

Treinamento de gerenciamento do estresse:

Ofereça treinamento em habilidades de gerenciamento do estresse e resiliência para ajudar os colaboradores a lidar com desafios emocionais.

Existem várias maneiras práticas de incentivar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. 

Aqui estão algumas sugestões:

Defina limites claros:

Encoraje os colaboradores a definirem limites entre o trabalho e a vida pessoal, estabelecendo horários de trabalho definidos e respeitando-os. Evite enviar e-mails ou mensagens fora do horário de trabalho, a menos que seja realmente necessário.

Flexibilidade de horários:

Ofereça opções flexíveis de horário de trabalho, como horários de entrada e saída flexíveis ou a possibilidade de trabalhar remotamente. Isso permite que os colaboradores ajustem sua programação para atender às suas necessidades pessoais e familiares.

Incentive as pausas regulares:

Encoraje os colaboradores a fazerem pausas durante o dia de trabalho para descanso e recuperação. Incentive-os a aproveitar o tempo de almoço e a realizar pequenas pausas para relaxar e recarregar as energias.

Promova o uso de férias e folgas:

 Incentive os colaboradores a tirarem suas férias e folgas regularmente. Certifique-se de que eles se sintam à vontade para se desconectar completamente durante esse período, sem ter que se preocupar com o trabalho.

Estabeleça uma cultura de trabalho equilibrada:

Promova uma cultura de trabalho que valorize o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Isso pode ser feito por meio de comunicação aberta, liderança exemplar e exemplos práticos de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal por parte dos gestores, afirma Madalena.

Incentive atividades de bem-estar:

Organize atividades relacionadas ao bem-estar para os colaboradores, como sessões de ioga, meditação ou atividades esportivas, durante ou fora do horário de trabalho. Isso ajuda a promover a importância do autocuidado e do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Defina metas realistas:

Assegure-se de que as metas e prazos estabelecidos sejam realistas e viáveis, evitando sobrecarregar os colaboradores. Isso reduz o estresse e permite que eles tenham um melhor equilíbrio entre trabalho e vida.

Lembrando que cada ambiente de trabalho é único, afirma Madalena Feliciano, o importante é adaptar essas sugestões conforme as necessidades e demandas específicas da organização e de seus colaboradores.

O objetivo é criar um ambiente que promova o equilíbrio, permitindo que os colaboradores sejam mais saudáveis, felizes e produtivos em todas as áreas de suas vidas.

Priorizar o bem-estar mental e emocional no ambiente de trabalho é uma mudança cultural que pode trazer benefícios significativos a longo prazo.

À medida que mais organizações reconhecem o valor do colaborador mentalmente saudável, caminhamos para um futuro onde o bem-estar é o alicerce de ambientes bem-sucedidos.

Comece hoje a construir um local onde o bem-estar mental e emocional está no topo da lista de prioridades, e colherá os frutos desse investimento no futuro.

É totalmente possível criar um ambiente mais saudável e produtivo para todos, vale a pena investir nisso!



pornjk, pornsam, xpornplease, joyporn, pornpk, foxporn, porncuze, porn110, porn120, oiporn, pornthx, blueporn, roxporn, silverporn, porn700, porn10, porn40, porn900